HISTÓRIA

Roma - Origens e Monarquia (753 a.C. à 509 a.C.), Cartagineses e Ertruscos


Origens: Lendária--> associada aos gêmeos Rômulo e Remo;  que segundo a lenda, só sobreviveram graças a uma loba que os teria amamentado.

              Histórica--> fusão de sete aldeias de povos latinos e sabinos (dois dos povos Italiota (povos que ocuparam a região central da Península Itálica) , que eram os: équos, úmbrios, oscos, volscos, samnitas, latinos e sabinos). Os quatro primeiros reis foram latinos e sabinos, sendo o primeiro: Rômulo (tanto como na origem lendária como histórica); e os três últimos reis: etrucos.

Etruscos: -Povo de origem asiática.
               -Extremamente desenvolvidos.
               -Alfabeto não decifrado.
               -Rivais dos gregos (da colônia grega na Península Itálica, chamada Magna Grécia).

Cartagineses: -Originários de Cartago (atualmente é a Tunísia), uma colônia fenícia no litoral norte da África. Também ocuparam o litoral das ilhas: Sardenha, Sicília e Córsega. 

A MONARQUIA ROMANA - 753 a.C. à 509 a.C.

-Organização política: Rei--> chefe político, militar e religioso.
                                   Senado (Senex)--> composto por 300 anciãos, membros de famílias ilustres (patrícios). Era um cargo vitalício. Funções: cuidavam da política externa, faziam e aprovavam as leis auxiliavam o rei no governo.
                                  Assembléias--> fazer e aprovar as leis. Tribúncia (12 tribos de Roma), Centuriata (grupos de exército formado cada um por 90 soldados).
                                  Plebeus-->não tinham direitos políticos.

Obs* As leis eram orais, e havia escravidão por dívidas. 

-Organização social:****Patrícios--> aristocratas, ricos proprietários de terra, governavam Roma e diziam ser parentes de Rômulo e Remo.
                                ***Clientes--> plebeus que se colocavam sobre a proteção dos patrícios, e em troca de pequenos favores, tinham uma vida comfortável.
                                  **Plebeus--> estrangeiros, artesãos, pequenos proprietários rurais. Praticamente não tinham direitos políticos.
                                    *Escravos--> poucos na monarquia, geralmente prisioneiros de guerra ou por dívidas.

FIM DA MONARQUIA

-O último rei: Tarquínio, o Soberbo se aproximou dos plebeus, atendendo às suas soliocitações políticas.
-Os senadores patrícios deram um golpe político, expulsando o último rei, e fundando um novo regime político: a república (res=coisa, pública= do povo).


Macedônia


-Reino localizado ao norte da Grécia.

-Economia agrária: principais atividades--> agricultura e pecuária.

-Regime político: monarquia.

-Apreciavam a cultura grega, e chegarama a adotar a língua e a religião dos gregos.

-Eram chamados pelos gregos de bárbaros.

-Eram aliados de Esparta.


O IMPÉRIO MACEDÔNICO


-Felipe II conquistou a Grécia com facilidade, mas não invadiu Esparta, por ser sua aliada.

-Quando estava em Atenas vendo um espetáculo, um homem apareceu, e assassinou-o. Seu filho Alexandre (conhecido como Alexandre, o Grande ou Magno), vingou a morte do pai, e assumiu o trono da Macedônia com 18 anos; realizando uma série de conquistas.


Grécia - Guerras Médicas e Guerra Peloponeso


GUERRAS MÉDICAS


Causas principais: -O Império Persa estava expandindo seu território, e foi atraído pela riqueza das cidades gregas.

                          -Ataque dos persas à cidade de Mileto, localizada na Ásia Menor.


Principais guerras: -Maratona --> Dario comandou tropas persas para atacar Atenas, porém ele não conhecia o território grego. Os atenienses surpreenderam os persas na planície de Maratona, derrotando-os. Ao fim da guerra, o soldado Feidípedes, correu 42km, da planície de Maratona até Atenas, para contar a vitória na guerra. Ele chegou, deu o recado e morreu. Sua grande corrida deu o nome à prova Olímpica, corrida de Maratona.


                           -Termópilas --> Dez anos depois, os persas retornaram à Grécia sobre o comando de Xerxes (secessor de Dario). Este envio navios e tropas por terra. 300 espartanos, comanda dos por Leônidas atrasaram as tropas persas no desfiladeiro de Termópilas para dar tempo dos atenienses fugirem da cidade. Leônidas e seus homens foram mortos, mas os atenienses fugiram de sua cidade. Xerxes com muita raiva, mandou incendiar as cidade, destruíndo-a completamente.


                           -Salamina --> barcos atenienses escondidos próximos à cidade, atraíram os pesados barcos persas para a baía de Salamina (que possuia fundo rochoso e águas rasas). Os barcos persas tiveram os cascos furados, e os soldados persas foram mortos, ou capturados pelos atenienses e espartanos (também estavam na guerra). Xerxes rumou para a Pérsia, deixando seus soldados na Grécia. A guerra estava finalmente, vencida pelos gregos.


Consequências da guerra: -O Império persa foi derrotado pelos gregos.

                                     -Atenas se tornou uma potencias militar naval.


Algum tempo após as guerras...


Atenas, com medo do retorno persa, uniu várias cidades sobre seu comando, formando uma liga; chamada Confederação de Delos. Todas as cidades dessa liga deveriam contribuir com armas, navios, dinheiro e tantas outras coisas que eram guardados na ilha de Delos.

Quando os persas assinaram um tratado de paz com os gregos, Atenas transformou as contribuiçòes das cidades, em atributos obrigatórios, usando-os para seu próprio benefício.

Algumas cidades se sentindo ameaçadas com o desenvolvimento de Atenas, uniram-se sobre o comando de Esparta, formando a Liga do Peloponeso. As rivalidades e a oposição de interesses entre a Confederação de Delos e a Liga do Peloponeso deram origem à Guerra do Peloponeso.


GUERRA DO PELOPONESO - Tempo de duração: 26 anos


Causa principal: -Domínio político da Grécia, disputado por Atenas (líder da Confederação de Delos) e Esparta (líder da Liga do Peloponeso)


Para resistir aos ataques espartanos, Atenas concentrou toda a população entre as muralhas da cidade. Porém, isso prejudicou as produções do campo, gerando uma epidemia que matou cerca de 1/3 dos habitantes da cidade. Com essa dificuldades, Atenas assinou um tratado de paz com Esparta.

Após sete anos da trégua, a guerra recomeçou. Esparta cercou Atenas, fazendo a cidade não receber alimento. Os atenienses muito desgastados por causa da fome; rendeu-se à Esparta. A Guerra do Peloponeso foi ganha por Esparta.


Consequências da guerra: -Esparta e a Liga do Peloponeso derrotaram Atenas e a Confederação de Delos. Mas não conseguiu impor seu domínio sobre a Grécia por muito tempo.

                                     -A cidade de Tebas, vendo a fraqueza militar esparciata, dominou  a Grécia por quatro anos.

                                     -A população masculina da Grécia havia declinado bastante.

                                     -A economia grega paralizou-se; fazendo os gregos passarem fome.

                                     -Atenas enviou escravos à guerra; em troca, dava-lhes liberdade.

                                     -Vendo a fraqueza das cidades gregas; o general Felipe II, da Macedônia invadiu a Grécia (menos Esparta, que era a sua aliada), e sem muitas dificuldades, dominou a civilização vizinha. A história da Grécia livre chegava ao fim.